quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como superar uma grande decepção?

Nem sempre é fácil passar por cima mas a vida precisa continuar!

tristezachoroSe você já sofreu algum tipo de decepção e esta foi muito grande, não importa o quão ferida você se sinta, é necessário dar continuidade aos seus a fazeres e viver, mesmo sabendo que aquela pancada foi muito forte.

Para ajudar a passar por isso primeiro precisamos entender exatamente o que é e como funciona esse processo. Vamos imaginar uma pessoa que esteja tentando fazer uma grande mudança na direção da própria saúde ou prosperidade. Se durante esse processo ela tiver uma experiência infeliz, de quanta fé vai precisar para superar sua decepção e continuar dizendo “Sei que isso vai dar certo pra mim”, mesmo que ainda não tenha funcionado?

Existe muitas formas de decepção, cabe a nós nos esforçar para perdoar e viver plenamente. Mas O que é decepção?

Frustração de uma expectativa, surpresa, desilusão…

Porque nos decepcionamos?
Ou porque criamos expectativas altas demais ou somos exigentes demais e exigimos dos outros coisas que nem nós mesmos conseguimos fazer.


O que a decepção faz conosco?

Torna-nos pessoas amargas, duras e insensíveis. E os motivos que a levam a se decepcionar são diversos: pode ser uma traição, alguém que tratou com falsidade, alguém que não cumpriu sua palavra, alguém de alguma forma o tenha enganado, pode ser um amor perdido, pode ser a frustração de um projeto, enfim pode ser por qualquer coisa que te atinja principalmente num momento de expectativas e sensibilidade.

Como superar?

Eu não posso afirmar mas depois de pensar bem concluí que não podemos ignorar os fatos e fingir que a decepção não aconteceu. Não podemos fingir que estamos alegres quando na verdade estamos muito tristes. Não quero dizer aqui que perdoar é fácil. Mas sim o que temos que fazer (mesmo sem vontade). Porque Deus disse que devemos perdoar sempre, devemos amar o próximo como a nós mesmos e se erramos não podemos viver com culpa, não é verdade? Temos que trabalhar isso, com fé e confiança em Deus, e encontrar uma forma de trabalhar isso dentro de nós, nos livrar da culpa se errarmos e perdoar se alguém nos magoa e decepciona.

O que fazer para vencer decepção?

Entenda que:
Todo mundo tem defeitos ou falhas... (I João 1:8) “Se dizermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós”
Estamos todos (ou quase todos) de alguma forma sempre querendo o melhor ou mudar ou até mesmo fazer o bem a nós mesmos ou ao próximo...
As pessoas se frustram como você... (Lucas 18:13)

Trabalhando isso dentro de você você saberá que é capaz de perdoar 70 X 7 vezes por dia... (Lucas 17:4, Mateus 18:21). Se você, eventualmente, descobre que não é capaz disso. Você precisa dar um tempo, se acalmar, se distrair e depois se perguntar novamente, é um trabalho continuo que você muito provavelmente não vai conseguir se não tiver fé e humildade. Trabalhe o perdão dentro de você das mesma maneira que você se alimentar todos os dias quando tem fome ou bebe água quando tem sede! O perdão é uma dádiva divina e se você consegue perdoar, saiba que você está no caminho certo!

Davi foi um homem que experimentou de perto a dor da decepção: No salmo 55:4,12-14 ele comenta a respeito:
"Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam. Com efeito não é inimigo o que me afronta; se o fosse, eu o suportaria, nem é o que me odeia que se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia, mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus".
Uma pessoa decepcionada, desiludida, pode alojar dentro de si feridas que não cicatrizam, amarguras, tornando-a isolada, pois acaba tendo dificuldade de confiar novamente em alguém.

Por isso é tão importante você ter calma e não entrar em desespero porque uma decepção você pode carregar pela vida inteira. E se você carrega algo ruim consigo aquilo fatalmente lhe causará muito mal. É como um câncer que dia após dia vai se enraizando no seu ser, de alguma forma você precisa se curar disso, precisa se livrar desse peso, para poder respirar, para poder viver plenamente!

Onde estiver o ser humano haverá riscos de desilusão. Mas precisamos entender que, por maior que seja a nossa dor, não é ou foi maior do que aquela que Jesus enfrentou ao se ver sozinho e abandonado por aqueles que por muito tempo haviam caminhado com Ele.
Ele não firmou os olhos na decepção. Ele amou aqueles homens com seus defeitos, aceitou-os com suas fraquezas. Talvez neste momento você esteja profundamente magoada com alguém, e por causa disso se vê sem esperança, sem ânimo, sem vontade de perdoar, mas quero lhe dizer que esse é o momento de aprender com Jesus.

Podemos superar a decepção. Basta enfrentá-la com confiança, superar a dificuldade nos espelhando no exemplo deixado por Jesus. Você não precisa ir numa igreja para conseguir entender isso, apenas lembre-se de exemplo que é Jesus e de alguma forma isso vai te ajudar. Me ajudou e vai ajudar você também!

2 comentários:

  1. frustrações são inevitáveis ao longo de nossas vidas, mas é preciso notarmos que a vida continua apesar de todas as dificuldades... fé em Deus#

    ResponderExcluir
  2. eu sofrir uma grande decepção eu fui traída pelo meu esposo que devo fazer estou totalmente ferida por dentro sei que sempre erramos mais perdoa uma tríção não e facil quanto mais traíção vem aconttecendo então nada e facil pra que descobre por si mesma como aconteceu isso e um choque perdoa e um fato mais superar de ser traída isso nunca sera esquecido

    ResponderExcluir